sexta-feira, 3 de junho de 2016

Filipe Ferreira é o novo coordenador do Futebol Formação




Filipe Ribeiro é o novo coordenador do Futebol Formação do Vitória Sport Clube. O novo responsável assume funções exercidas até então por Luís Castro, que irá abraçar um novo projecto na próxima temporada na Hungria.
Depois de ter uma época e meia exercido funções de coordenador do Futebol Formação no Paços Ferreira e ter sido adjunto de Armando Evangelista no Vitória, Filipe Ferreira abraça agora um novo desafio na formação do Vitória. Filipe Ferreira assumiu que a estrutura já está muito bem montada (prova são os talentos que cada vez mais são produzidos) e que deseja dar continuidade, mantendo o Vitória como uma referência a nível nacional e internacional.

Marcilio poderá ser reforço


Marcilio poderá ser, ao que tudo indica, mais um reforço para o Vitória. O lateral esquerdo de 20 anos, pertence aos quadros do Mirassol (antiga equipa de Pedrão e Dourado). O Vítória, a confirmar-se, vê assim fechado a posição de lateral esquerdo (supondo que não existirá saídas), contando agora com Dalbert Marcilio Konan e Dabo (terá de recuperar de lesão) para as 2 equipas.


Link video de algum dos melhores momentos de Marcilio
https://www.youtube.com/watch?v=brhouBJd1-Q

Novas regras no futebol!



Conheça as principais alterações no futebol:

1 - Pode-se misturar relva natural com relva artificial no mesmo campo de jogo.

2 - Se um jogador suplente, treinador ou membro da equipa entrar no terreno de jogo, interferindo, interrompendo-o ou jogando a bola, será castigado com pontapé livre direto ou penálti. Se for alguém estranho ao jogo, este recomeçará com lançamento de bola ao solo. Se a bola for para golo e a interferência não impedir o jogador defesa de jogar a bola, esse golo será válido mesmo havendo contacto com a bola, a menos que esta entre na baliza contrária.

3 - A roupa interior de um jogador tem de ser da mesma cor dos calções de jogo. Se um jogador sai de campo para mudar de chuteiras, poderá regressar ao jogo mediante autorização da equipa de arbitragem (4º árbitro) sem que o jogo esteja interrompido.

4 - Um árbitro pode expulsar um jogador se este cometer uma falta grave antes do começo de jogo (Ex: durante inspeção do campo ou aquecimento dos jogadores - agressões no túnel) qualquer outra infração será relatada à entidade organizadora. Os cartões amarelos, contudo, só podem ser exibidos durante o jogo. Os jogadores lesionados na sequência de faltas para cartão amarelo ou vermelho podem ser assistidos sem abandonar campo.

5 - O tempo gasto pelos jogadores a beber passa a contar também para definir o desconto de tempo ou tempo extra no final da partida.

6 - No início do jogo pode-se jogar a bola para trás e não obrigatoriamente para a frente como até agora.

7 - Na discussão por grandes penalidades, se uma equipa tem mais jogadores que a outra, tem de reduzir o seu número até igualar a adversária. O objetivo é que nenhuma equipa fique beneficiada podendo o seu melhor executante executar duas vezes antes do seu pior executante.

8 - As mãos e os braços já não contam para fora de jogo incluindo os guarda-redes. As faltas por fora de jogo serão cobradas no sítio onde o jogador interferiu ativamente no jogo.

9 - Uma falta com contacto é um pontapé livre direto. Uma intenção violenta, mesmo que não exista contacto, é castigada com cartão vermelho.

10 - Se um pontapé de canto dá diretamente origem a um autogolo (na baliza do executante), é pontapé de canto para a equipa adversária.

11 - Em caso de prolongamento de jogo, cada equipa pode fazer uma quarta substituição.

12 - O sistema de vídeo arbitragem será testado durante dois anos, somente para aferição de golos. Não se aplicará a tirar dúvidas sobre foras de jogo.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

O caminho para o triunfo

      O inicio de um novo ciclo? Parece que sim. A época ainda não arrancou mas ao que tudo indica vai ficar marcada por o inicio de um novo ciclo. Uma pré-época marcada por uma maior serenidade e planeamento.
      Por um lado, o novo mister é dos mister, pelo menos que me recordo, que reúne maior consenso nos últimos anos. Pedro Martins é um treinador jovem e bastante ambicioso o que está nos padrões do Vitória. Já jogou cá, já treinou um marítimo com equipa B e um Rio Ave europeu por isso tem tudo para triunfar numa equipa que irá conter as 2 tarefas.
      Por outro lado, a política de transferências também parece agradar. Soares é um jogador parecido com Henrique Dourado, é preciso ainda reforçar esta posição mas ficamos com um reforço de peso. Experiente no futebol português, fisicamente bastante forte (algo importante em Portugal) e com uma boa velocidade. As contratações chegaram mais cedo que o habitual e é ai que se denota maior diferença. Se ao que tudo indica Bernard regressar ao Vitória, os adeptos terão mais um motivo para sorrir, Bernard tem qualidade, é humilde e vem sem dúvida para melhor e ajudar o Vitória, é reforço de peso numa posição que ficaria a questão "Será tozé capaz de aguentar sozinho?".
      Tudo está a ser preparado com bastante agrado dos vitorianos. As críticas se tudo continuar assim dificilmente aparecerão. Resta continuar o bom trabalho,
reforçar posições com algumas lacunas e com o mesmo modo, jogadores experientes em Portugal e com qualidade, Afonso Figueiredo é um dos falados que também poderá bastante ajudar. Venham os reforços, e a bola que comece a rodar. O ambiente mais positivo também irá ajudar!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Soares é o 2º Reforço


Depois da apresentação de Pedro Martins, surge o 2º reforço da temporada. O avanço Soares, que apontou 10 golos ao serviço do nacional, é reforço do Vitória para a época 2016/2017, segundo afirmou o presidente Júlio Mendes. Nola Mbemba, médio defensivo de 21 anos e formado no Lille também fará parte do plantel para a próxima época.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Pedro Martins é o novo Conquistador!



Pedro Martins esteve ao que tudo indica durante a tarde de hoje reunido com o presidente Júlio Mendes, o vice-presidente Armando Marques e o diretor desportivo Flávio Meireles, a ultimar os últimos pormenores do seu contrato. O antigo treinador do Marítimo e do Rio Ave, deverá assinar um contrato válido para as próximas 2 temporadas.
Pedro Martins é conhecido pela sua disciplina, esforço e qualidade tática. O novo conquistador vem para ter sucesso e levar o Vitória de volta ao seu lugar, através de um projeto sólido que pretende liderar.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Taça do Rei este Fim de Semana!


É já este sábado e domingo, dia 21 e 22 de Maio, que se realiza mais uma edição da Taça do Rei. O evento será servir de competiçao a 3 escalões. Este é mais um evento de grande dimensão realizado pelo Vitória SC onde permite aos mais novos pisar pela primeira vez o Estádio do Rei. O torneio tem início as 9h30 de sábado e o bilhete custa 5 euros, permitindo a entrada nos 2 dias de competição.
Podem acompanhar o calendário, os resultados e classificação em www.vitoriasc.pt/tacadorei/.
O Vitória SC está de parabéns com mais um realização!

ENORME JOÃO SOUSA



João Sousa carimbou a passagem às meias-finais do ATP 250 NICE ao vencer Kevin Anderson 20º do ranking por duplo 7-5. Está um jogador maduro e com bastante mais qualidade no seu ténis. De realçar a qualidade do seu 1º serviço e a melhoria na concentração ao longo do jogo. Na próxima ronda irá defrontar o vencedor do encontro entre Zverev (48º) e Giles Simon (18º).

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Conceição deixa o Vitória SC


É oficial, Sérgio Conceição deixou hoje o comando técnico da equipa Vitoriana. A decisão foi partilhada no site oficial do Vitória SC, através de comunicado. Ficar por saber quem será o próximo treinador, certamente, anunciado em breve. Pedro Martins, Miguel Leal ou Nuno Espirito Santo são os nomes mais falados para o cargo, sendo que, Pedro Martins parece levar vantagem.

Fonte: http://www.vitoriasc.pt/pt/news/index/view/comunicado-1

terça-feira, 17 de maio de 2016

Os meus 23 rumo ao título!


É hoje que ficamos a saber os convocados de Fernando Santos. A maior dúvida será o critério de escolha da equipa, se leva 7 defesas e 7 médios ou se leva 8 defesas e 6 médios. Se levar 7 defesas a única alteração da minha escolha seria Eliseu por Pizzi. Eis os meus 23:

Baliza: Rui Patrício, Anthony Lopes, Eduardo

Uma baliza bem guarda por Rui Patrício onde não há dúvidas quem será convocado. No entanto, a meu ver, em vez de Eduardo poderia estar presente um guarda redes jovem para começar a ganhar experiência nestas coisas.

Defesas: Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, José Fonte, Cedric, Vieirinha, Guerreiro, Eliseu

Os 8 base da qualificação de Fernando Santos, e os 8 melhores nestas posições. Falta Coentrão que seria titular mas devido a lesão não vai estar presente.

Médios: Danilo, William, João Moutinho, André Gomes, João Mário, Adrien

Muita qualidade neste meio campo, em que é difícil escolher mas estes são os melhores. Jogadores como Pizzi, Renato e André André ficam de fora pois a quantidade e qualidade é enorme.

Avançados: Ronaldo, Bernardo, Nani, Quaresma, Rafa, Éder

A única dúvida seria Éder que até agora nada tinha feito para ir aos jogos de qualificação, mas a forma que acaba o campeonato francês faz merecer a convocatória.

Deco para um futuro mais risonho


Segundo avança o Desportivo de Guimarães, Deco poderá investir na SAD do Vitória e tornar-se o accionista maioritário. É um passo enorme para o Vitória que vê possibilitado o aumento de capital e uma maior aposta no plantel principal. Deco é conhecido pela sua influencia no futebol mundial e por ser empresário de vários jovens jogadores com enorme potencial o que poderá ser benéfico para o Vitória. Ainda nada é oficial, mas o futuro pode ser risonho.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Que venha a época 2016-2017


A época já acabou. É preciso agora começar a preparar a nova época e ver os pontos a melhorar na equipa para uma temporada bem mais estável e com mais sucesso. Farei uma pequena análise ao nosso plantel, e, supondo que os jogadores fundamentais permanecem no clube, verificar as lacunas.

Guarda Redes: Miguel Silva e Douglas

Estamos bem servidos nesta posição. Miguel Silva um jovem prodígio que já demonstrou estar à altura de assumir a baliza vitoriana. Douglas será (se assim quiser) um bom suplente e um homem com experiência sempre importante existir numa equipa jovem. O 3º guarda-redes será um da equipa B que caso seja necessário irá contribuir na A.


Defesa Direito: Bruno Gaspar

Bruno Gaspar será o titular na ala direita da defesa do Vitória. Acredito que com uma boa pré-época e sem lesões, que o marcaram no inicio da época anterior, o defesa volta a ser destaque na equipa e volte ao rendimento que nos habituou na era de Rui Vitória. É necessário nesta posição um suplente, pois não vejo nem em Arrondel nem Pedro Correia soluções de nível para a ala direita.

Defesa Esquerdo: Dalbert e Konan(?)

Dalbert tem um futuro muito risonho à sua frente. É jovem e tem enorme margem de progressão esperando que comece a nova temporada como acabou a anterior será sem dúvida uma mais valia. Infelizmente não tem nenhum colega de nível a concorrer com ele para o lugar. Konan da equipa B acabou a época em muito bom plano e pode ser um bom recurso para este lugar.

Defesa Central: João Afonso e Josué

Uma das posições mais críticas do Vitoria. Josué pode estar de saída. João Afonso não terminou a época da melhor forma. Caso Pedro Henrique continue no Vitória mais um ano, temos o patrão para a defesa Vitoriana, no entanto é preciso reforçar com mais um central. A saída de Josué está iminente, segundo avançam os jornais desportivos, e João Afonso tem de melhor para estar ao nível que nos habituou.

Médios Centro: Cáfu, Bouba Sáre, Phete

Vejo Cáfu como médio mais defensivo, um número "6". Assim, nesta posição com Cáfu e Bouba estaríamos bem servidos com 2 tanques de guerra, com características diferentes que podia ser útil em jogos em que pretendamos ter mais bola ou destruir mais. Por outro lado, a posição "8" é das maiores lacunas do Vitória. O Vitória com a saída de André André tentou durante todo o ano procurar a melhor solução para número 8, mas não a encontrou. Temos de nos reforçar com um enorme número 8, que já tenha demonstrado qualidade e seja um reforço diretamente para a titularidade. Phete tem potencial, mas tem de evoluir ainda, pode ser uma solução no banco útil para o meio campo vitoriano.

Número 10: Tóze


A par da posição de número "8" a posição do médio mais ofensivo é uma lacuna. Otávio é a imagem desta posição: ágil, bom drible e bom poder de aceleração, mas este já não mora cá. Tozé teve uma época para esquecer, precisa de iniciar a próxima com um rendimento bem superior e estar ao nível que demonstrou no Estoril. No entanto, temos de reforçar esta posição. Precisamos de um mágico, de um jogador que toque na bola e fiquemos já à espera que saia magia.

Extremos: Xande, Valente, Tyler Boyd(?), Raphinha(?)

São os extremos que muitas das vezes desequilibram e ganham jogos, por isso precisamos de qualidade.Xande Boyd e Raphinha tem enorme potencial e qualidade, acho que sem dúvida tem qualidade para terem um lugar de titular num futuro próximo. Valente tem o seu característico faro de golo, mas como extremo puro não tem certamente qualidade. Deste modo, e dependendo da forma de o treinador jogar, acho que precisamos de 2 extremos, um extremo rápido e com qualidade nos pés como tivemos Hernani e de um extremo mais rigoroso taticamente como tivemos Ricardo Pereira.
Xande Boyd e Raphina podem ser facilmente um dos extremos rápido, mas são jovens e precisam de evoluir, acho que podemos contratar um com créditos dado. Por outro lado, o extremo mais rigoroso taticamente falta, e seria bom conseguir Licá de novo, acho que fez uma época bastante interessante, fez bons jogos, marcou golos e foi rigoroso quando era preciso defender ou atacar, era um bom reforço.

Avançados: Tomané e Areias(?)

Tomané e Areias não demonstram qualidade para ser o jogador alvo de uma equipa. Podem ser 2 boas soluções, na minha opinião mais Areias do que Tomané, mas precisamos de nos reforçar. Todos desejamos Dourado, sem dúvida dos melhores dos últimos anos que ja passou pelo Vitória. Vamos esperar que a Direção o consiga manter, traria bastante qualidade à equipa. Para além de Dourado, penso que nos podemos reforçar com um ponta de lança mais jovem com margem de progressão mas com qualidade já demonstrada.



Os dados estão lançados. Acredito que a Direção juntamente com o treinador irão trabalhar em sentido de melhor a equipa e encontrar reforços para as lacunas do plantel. Com trabalho o futuro pode ser bastante risonho, há qualidade!



domingo, 15 de maio de 2016

Ligas Europeias - Habemus Campeão


Está fechado a lista de campeões das 6 principais ligas europeias. Ganharam como sempre as equipas mais regulares, umas com mais sorte, outras com mais qualidade mas são eles os vencedores.

Liga Espanhola

Vencedor: Barcelona - Sem dúvida a equipa mais regular e com mais qualidade da Liga Espanhola, com 3 derrotas consecutivas ainda animou o campeonato, permitindo a aproximação dos galáticos do Real Madrid. No entanto, especialmente através do seu trio maravilha, ganharam justamente.

Surpresa: Celta de Vigo
Desilusão: Valência


Liga Inglesa

Vencedor: Leicester - É a melhor liga do mundo por alguma razão. É o futebol em estado puro e prova disso é todo o espectáculo que proporciona ao longo de todo o ano. Uma liga imprevisível em que existem vários candidatos, e onde todos podem roubar pontos a todos, aqui não há jogos fáceis. Aconteceu algo histórico, o Leicester recém promovido à liga foi campeão com todo o mérito e provaram que futebol em equipa supera o futebol das individualidades. O lema "um por todos e todos por um" faz mesmo sentido.

Surpresa: Leicester
Desilusão: Chelsea


Liga Alemã

Vencedor: Bayern - Uma liga competitiva mas do 3º lugar para baixo. Os 2 primeiros lugares estão destinados e mais uma vez o Bayern e o Dortmund foram superiores a todos os outros. Mesmo assim, o Bayern com um dos melhores treinadores do mundo e com um plantel recheado desde cedo demonstrou a facilidade que ia ter. Ganhou, jogou melhor, e foi campeão. 11 contra 11 e no fim ganha o Bayern.

Surpresa: Leverkusen
Desilusão: Wolfsburg


Liga Italiana

Vencedor: Juventos - Ao contrário do habitual, este ano, a Juve não ganhou com a facilidade ao qual nos habituou. Fruto de um início muito tremido e desastroso a Juve permitiu os seus adversários ganhar uma certa vantagem, mas a partir do momento que decidiu ser Juve não deu mais hipóteses. Teve uma série incrível de vitória e ganhou o campeonato ainda com uma certa vantagem.

Surpresa: Fiorentina
Desilusão: Udinese


Liga Portuguesa

Vencedor: Benfica - Campeonato disputado até à ultima jornada. O Benfica não teve o melhor início e esteve mesmo a 7 pontos do primeiro lugar. Fruto de um trabalho excelente principalmente do seu treinador Rui Vitória, melhorou quer os resultados quer o futebol e foi campeão face a um Sporting que foi, talvez, a equipa que melhor futebol praticou mas escorregou em momentos importantes.

Surpresa: Sporting
Desilusão: Vitória


Liga Francesa

Vencedor: PSG - Um campeonato sem história. A superioridade do PSG neste campeonato é avassalador e torna o campeonato bastante desinteressante. O PSG quis ser campeão, tem os melhores jogadores, joga o melhor futebol e goleada atrás de goleada não deu a mínima chance aos adversários, e sagrou-se campeão bastante cedo. Um justo vencedor.

Surpresa: Nice
Desilusão: Marselha

sábado, 14 de maio de 2016

Empate na ultima jornada!


Empate 2-2 na despedida do Vitoria da liga 2015/2016! Vitória, em semelhança à 2ª volta, esteve a vencer o Arouca por 2-0 ao intervalo (Cafu e Hurtado). Na segunda parte, o Vitória deixou o Arouca empatar com 2 golos de bola parada. Venha a próxima época!

Juniores empatam em Vila do Conde


Os juniores do Vitória SC empataram 1-1 em Vila do Conde diante do Rio Ave, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Juniores. Vitória adiantou-se por Nuca, mas vinha a sofrer um golo a 15 minutos do final. Vitória fica assim em 4º classificado a 6 pontos do primeiro classificado Porto.

Nos outros jogos:
Académica 2 - 3 Porto (jogo bastante polémico, com golo depois da hora e onde deixa dúvida se a bola entra na totalidade)
Sporting 3 - 1 Benfica
Paços de Ferreira 0 - 0 Belenenses

Futebol Formação - Iniciados C Campeões


A equipa de Iniciados C do Vitória SC sagrou-se, hoje, campeã Distrital. Após uma vitória por 6-0, estes miúdos viram o concretizar de um sonho. Hoje, esta equipa tem motivos para sorrir, e o futuro pode ser bastante risonho.

No mínimo curioso!


Amanhã decorre a última jornada na Liga Ledman (2ª divisão). Ainda por decidir 1 lugar com acesso à primeira liga (Feirense e Portimonense) e 3 lugares de descida por atribuir (Mafra, Académico de Viseu, Benfica B, Leixões, Atlético e Farense). No mínimo curioso são as nomeações para esta última jornada, no que aos jogos da descida dizem respeito.

Benfica B - Freamunde
Árbitro: Bruno Paixão
Nada é preciso referir.

Aves - Mafra
Árbitro: Luís Ferreira
Arbitrou Benfica B à 2 jornadas em Braga, jogo que acabou 0-2 a favor do Benfica. Árbitro muito criticado pelo Sporting.

Oliveirense - Leixões
Árbitro: Manuel Mota
Árbitro muito criticado pelo Sporting associando ligações ao Benfica.

Gil Vicente - Farense
Árbitro: Jorge Ferreira
Árbitro criticado pelo FC Porto e com ligações assumidas ao Benfica.

Curioso? Talvez. Coincidência? Talvez. Verdade seja dita, quando os 3 ditos grandes andam aflitos quer pelos lugares cimeiros quer pelo fundo da tabela, muitas coisas no mínimo curiosas acontecem. No fim da jornada logo se vê, a bola é redonda.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Final em beleza



O Vitória B despediu-se hoje da liga com um triunfo esclarecedor diante o FC Porto B por 3 - 1. Os golos foram apontados por Helder (2x) e João Correia, enquanto o tento portista foi apontado por Pite. O Vitória despede-se assim em beleza demonstrando que a próxima época pode ser risonha com esta nova fornada de jogadores. Helder Ferreira voltou-se a destacar.

Equipa B despede-se hoje


A nossa equipa B termina hoje a época 2015/2016, diante o FC Porto B. Uma época que na sua generalidade se pode considerar positiva, com o objetivo manutenção cumprido e com o lançamento de alguns jogadores na equipa A. Jogadores como Joel, Dênis Duarte, Dabo, Konan, Castro, Boyd, Raphinha, Vigário, Areias (apesar da idade) e Bruno Mendes (se ficar) mostraram qualidade e uma boa margem de progressão pelo que poderão fazer a pré-epoca com a equipa A e podem mesmo vir a ser opção. Por outro lado, jogadores como Assis, Pedro Correia, Joao Pedro, Bruno Alves, Fábio Vieira, que fizeram uma época consistente e ajudaram em muito a equipa B não parecem ser opções viáveis para a equipa A, e devem estar de saída uma vez que os regulamentos não permite a utilização de muitos jogadores com mais de 23 anos.
Uma aposta forte na formação (muita qualidade que existe), especialmente Dênis, Nuca, Tiago, Kiko, Mimito, Helder (que já demonstrou a sua qualidade na B), Rui Gomes, Xavier e Bence, juntamente com uma estrutura base já existente poderá permitir uma época calma e um enorme desenvolvimento nestes jovens!


Gerso apontado ao Vitória


Gerso, extremo de 25 anos, é hoje apontado como possível reforço do Vitória. O extremo, atualmente a atuar no Estoril, encontra-se em fim de contrato e pode ser uma mais valia para o plantel Vitoriano na próxima época. É um extremo bastante ágil e bom no 1 para 1 e pode vir a trazer mais velocidade e desequilibro às alas vimaranenses, que faltou ao longo de todo o ano.