segunda-feira, 16 de maio de 2016
Que venha a época 2016-2017
A época já acabou. É preciso agora começar a preparar a nova época e ver os pontos a melhorar na equipa para uma temporada bem mais estável e com mais sucesso. Farei uma pequena análise ao nosso plantel, e, supondo que os jogadores fundamentais permanecem no clube, verificar as lacunas.
Guarda Redes: Miguel Silva e Douglas
Estamos bem servidos nesta posição. Miguel Silva um jovem prodígio que já demonstrou estar à altura de assumir a baliza vitoriana. Douglas será (se assim quiser) um bom suplente e um homem com experiência sempre importante existir numa equipa jovem. O 3º guarda-redes será um da equipa B que caso seja necessário irá contribuir na A.
Defesa Direito: Bruno Gaspar
Bruno Gaspar será o titular na ala direita da defesa do Vitória. Acredito que com uma boa pré-época e sem lesões, que o marcaram no inicio da época anterior, o defesa volta a ser destaque na equipa e volte ao rendimento que nos habituou na era de Rui Vitória. É necessário nesta posição um suplente, pois não vejo nem em Arrondel nem Pedro Correia soluções de nível para a ala direita.
Defesa Esquerdo: Dalbert e Konan(?)
Dalbert tem um futuro muito risonho à sua frente. É jovem e tem enorme margem de progressão esperando que comece a nova temporada como acabou a anterior será sem dúvida uma mais valia. Infelizmente não tem nenhum colega de nível a concorrer com ele para o lugar. Konan da equipa B acabou a época em muito bom plano e pode ser um bom recurso para este lugar.
Defesa Central: João Afonso e Josué
Uma das posições mais críticas do Vitoria. Josué pode estar de saída. João Afonso não terminou a época da melhor forma. Caso Pedro Henrique continue no Vitória mais um ano, temos o patrão para a defesa Vitoriana, no entanto é preciso reforçar com mais um central. A saída de Josué está iminente, segundo avançam os jornais desportivos, e João Afonso tem de melhor para estar ao nível que nos habituou.
Médios Centro: Cáfu, Bouba Sáre, Phete
Vejo Cáfu como médio mais defensivo, um número "6". Assim, nesta posição com Cáfu e Bouba estaríamos bem servidos com 2 tanques de guerra, com características diferentes que podia ser útil em jogos em que pretendamos ter mais bola ou destruir mais. Por outro lado, a posição "8" é das maiores lacunas do Vitória. O Vitória com a saída de André André tentou durante todo o ano procurar a melhor solução para número 8, mas não a encontrou. Temos de nos reforçar com um enorme número 8, que já tenha demonstrado qualidade e seja um reforço diretamente para a titularidade. Phete tem potencial, mas tem de evoluir ainda, pode ser uma solução no banco útil para o meio campo vitoriano.
Número 10: Tóze
A par da posição de número "8" a posição do médio mais ofensivo é uma lacuna. Otávio é a imagem desta posição: ágil, bom drible e bom poder de aceleração, mas este já não mora cá. Tozé teve uma época para esquecer, precisa de iniciar a próxima com um rendimento bem superior e estar ao nível que demonstrou no Estoril. No entanto, temos de reforçar esta posição. Precisamos de um mágico, de um jogador que toque na bola e fiquemos já à espera que saia magia.
Extremos: Xande, Valente, Tyler Boyd(?), Raphinha(?)
São os extremos que muitas das vezes desequilibram e ganham jogos, por isso precisamos de qualidade.Xande Boyd e Raphinha tem enorme potencial e qualidade, acho que sem dúvida tem qualidade para terem um lugar de titular num futuro próximo. Valente tem o seu característico faro de golo, mas como extremo puro não tem certamente qualidade. Deste modo, e dependendo da forma de o treinador jogar, acho que precisamos de 2 extremos, um extremo rápido e com qualidade nos pés como tivemos Hernani e de um extremo mais rigoroso taticamente como tivemos Ricardo Pereira.
Xande Boyd e Raphina podem ser facilmente um dos extremos rápido, mas são jovens e precisam de evoluir, acho que podemos contratar um com créditos dado. Por outro lado, o extremo mais rigoroso taticamente falta, e seria bom conseguir Licá de novo, acho que fez uma época bastante interessante, fez bons jogos, marcou golos e foi rigoroso quando era preciso defender ou atacar, era um bom reforço.
Avançados: Tomané e Areias(?)
Tomané e Areias não demonstram qualidade para ser o jogador alvo de uma equipa. Podem ser 2 boas soluções, na minha opinião mais Areias do que Tomané, mas precisamos de nos reforçar. Todos desejamos Dourado, sem dúvida dos melhores dos últimos anos que ja passou pelo Vitória. Vamos esperar que a Direção o consiga manter, traria bastante qualidade à equipa. Para além de Dourado, penso que nos podemos reforçar com um ponta de lança mais jovem com margem de progressão mas com qualidade já demonstrada.
Os dados estão lançados. Acredito que a Direção juntamente com o treinador irão trabalhar em sentido de melhor a equipa e encontrar reforços para as lacunas do plantel. Com trabalho o futuro pode ser bastante risonho, há qualidade!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário